• Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política

Digite e pressione enter para pesquisar

Seu portal de Notícias

  • Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política
Fale Conosco
BlogDestaquesGerais

Bolsonaro intensifica críticas ao sistema eleitoral e nega alterações em documento; chega a sugerir Moraes como vice

Vemvê Brasil
junho 10, 2025
0 Comments

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento na tarde desta terça-feira (10), no âmbito da investigação conduzida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma possível articulação golpista para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022. O interrogatório foi conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

A oitiva de Bolsonaro ocorreu após os depoimentos do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e do general Augusto Heleno, todos também implicados no inquérito que apura tentativa de ruptura institucional.

Durante a sessão, Bolsonaro negou qualquer envolvimento em atos que pudessem configurar afronta à legalidade democrática. Questionado sobre a deslegitimação das urnas eletrônicas, o ex-presidente reiterou sua defesa do voto impresso, alegando tratar-se de uma pauta antiga de seu mandato parlamentar. Ele também fez menção ao ministro do STF Flávio Dino, afirmando que o atual magistrado, à época candidato em 2010, também teria manifestado críticas ao sistema eletrônico de votação.

Ao tratar da reunião ministerial de julho de 2022, em que criticou magistrados do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, Bolsonaro classificou suas falas como um “desabafo”. Pediu desculpas, dizendo que não teve a intenção de imputar desvios de conduta aos ministros.

A investigação inclui ainda a análise de uma minuta de decreto que sugeriria medidas autoritárias, entre elas a prisão de autoridades do Judiciário. Sobre isso, Bolsonaro negou ter editado ou reduzido o conteúdo do documento, conforme alegado anteriormente pelo tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.

O ex-presidente utilizou parte do depoimento para destacar feitos de seu governo, citando obras públicas e sua trajetória política. Afirmou, mais uma vez, ter atuado “dentro das quatro linhas da Constituição”.

Após Moraes, o ministro Luiz Fux assumiu a condução das perguntas e ouviu de Bolsonaro que não houve qualquer ordem de prisão vinda de militares durante o período investigado. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, questionou a relação entre o discurso contra as urnas e sua popularidade em declínio. Bolsonaro negou haver conexão entre os dois aspectos.

Bolsonaro é um dos oito réus enquadrados no núcleo central da investigação, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que aponta para uma tentativa organizada de subversão da ordem constitucional ao término das eleições de 2022.

Compartilhar artigo

Siga-me Postado por

Vemvê Brasil

Outros artigos

Anterior

Alta nos preços compromete churrasco: custo da picanha sobe 16% em maio, segundo IBGE

Próxima

Governo fixa IR de 17,5% sobre rendimentos de aplicações

Sem comentários! Seja o primeiro.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia Dos Namorados Love GIF by Vivo br
Flamengo e West Ham chegam a acordo por Paquetá e conclusão fica por detalhes
Real Madrid quer vender Vinicius Júnior em 2026
Abel Ferreira deve assinar renovação até 2027 com o Palmeiras
Pedro e Arrascaeta comandam vitória sobre o palmeiras e título fica em aberto

Um portal de notícias feito para toda a bahia notícias, entrevistas,e muito mais! Compartilhe essa ideia

Posts Recentes

Médico suspeito de matar duas pessoas em acidente na Bahia continua foragido, diz polícia
By Vemvê Brasil
Casa de Ana Hickmann Avaliada em R$ 35 milhões, vai a leilão
By Vemvê Brasil

Buscar no site

Pesquisar algo...

Rua Washington Luis 32, sala 405 - Vitória da Conquista-BA

Contato: (77) 98821-7797

© 2025, Todos os direitos estão reservados ao portal
Vemvê Brasil

  • Tecnologia
  • Saúde
  • Econômia
  • Esporte

www.vemvebrasil.com