Dia D de Conscientização às hepatites virais será na Praça 09 de Novembro dia 28
Data marca conscientização e diagnóstico precoce da doença, que já registrou 220 notificações no município em 2024
Nesta segunda-feira (28), Vitória da Conquista reforça as estratégias de enfrentamento às hepatites virais com uma série de atividades na Praça Nove de Novembro, das 8h30 às 16h30. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), inclui distribuição de preservativos, orientações sobre prevenção, tratamento e oferta de vacinação contra a hepatite B, além da atualização do cartão de vacina.
As hepatites virais, inflamações hepáticas causadas pelos vírus A, B, C e D, são transmitidas por contato sanguíneo, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos perfurocortantes ou de mãe para filho. No Brasil, a hepatite C é a principal responsável pelos óbitos relacionados à doença.
Testagem ampliada e públicos prioritários
Edilane Borges, coordenadora do Caav, destaca que as ações deste mês incluíram capacitação de profissionais da saúde, testagem intensiva em grupos vulneráveis e atendimento a populações em situação de rua e privadas de liberdade. “Profissionais de saúde, trabalhadores sexuais e usuários de drogas estão entre os prioritários, conforme diretriz do Ministério da Saúde”, afirmou.
Dados epidemiológicos
Em 2024, o município registrou 220 notificações de casos suspeitos, com 13 confirmações de hepatite B e 17 de hepatite C. Este ano, até junho, foram 81 notificações, sendo 11 diagnósticos positivos para hepatite B e quatro para hepatite C. Atualmente, 60 pacientes estão em tratamento no Caav — 57 com hepatite B e três com hepatite C. Um óbito por hepatite B foi confirmado em 2025.
A campanha Julho Amarelo reforça a necessidade de diagnóstico precoce e acesso ao tratamento, medidas essenciais para reduzir a transmissão e complicações da doença.
Sem comentários! Seja o primeiro.