• Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política

Digite e pressione enter para pesquisar

Seu portal de Notícias

  • Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política
Fale Conosco
Destaques

Presidente da Câmara sanciona lei autorizando o uso da Bíblia como material de apoio nas escolas municipais em Conquista

Vemvê Brasil
agosto 5, 2025
0 Comments

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (BA) aprovou, em sessão realizada no dia 4 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 56/2024, que autoriza a utilização da Bíblia como material de apoio didático complementar nas escolas da rede municipal. A proposta, de autoria do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), foi sancionada pelo presidente da Câmara após obter 17 votos favoráveis e um contrário.

De acordo com o texto da norma, o uso do livro religioso é opcional, sem caráter obrigatório, e voltado ao apoio pedagógico em atividades de cunho interdisciplinar. A medida, segundo seus defensores, está respaldada na legislação federal, especialmente na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96), que preveem o ensino religioso de forma facultativa nas instituições públicas.

Aspectos legais e constitucionais

A norma destaca que a adoção da Bíblia como ferramenta pedagógica deverá ocorrer de forma voluntária, sem configurar imposição de conteúdo religioso. O dispositivo prevê ainda que não será permitida qualquer prática de proselitismo, preservando o princípio da laicidade do Estado, conforme estabelecido no artigo 19 da Constituição Federal.

Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), como a decisão na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5258, tem reforçado que leis que impõem a presença obrigatória da Bíblia em espaços públicos são inconstitucionais. No entanto, no caso da legislação conquistense, não há obrigatoriedade ou exclusividade, o que a diferencia desses precedentes.

Finalidade educacional

O projeto tem como finalidade o uso da Bíblia sob uma perspectiva pedagógica, voltada à promoção de valores universais como ética, solidariedade e respeito ao próximo, sendo possível sua inserção em disciplinas como literatura, história e filosofia. O texto legal explicita que não se trata de doutrinação, mas de um recurso a ser utilizado conforme critérios técnicos e contextuais definidos por educadores.

Considerações finais

A sanção da lei posiciona Vitória da Conquista entre os municípios que regulamentam o uso de materiais religiosos em sala de aula dentro dos parâmetros constitucionais. O texto reforça a autonomia pedagógica das escolas, sem infringir a laicidade do ensino público ou restringir outras expressões de crença. O uso facultativo e contextualizado da Bíblia busca atender a uma abordagem plural e reflexiva da educação.

Compartilhar artigo

Siga-me Postado por

Vemvê Brasil

Outros artigos

Anterior

Sheila Lemos anuncia apoio a Wagner Santos Alves como pré-candidato

Próxima

Barroso quer deixar o STF, diz site

Sem comentários! Seja o primeiro.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia Dos Namorados Love GIF by Vivo br
Flamengo e West Ham chegam a acordo por Paquetá e conclusão fica por detalhes
Real Madrid quer vender Vinicius Júnior em 2026
Abel Ferreira deve assinar renovação até 2027 com o Palmeiras
Pedro e Arrascaeta comandam vitória sobre o palmeiras e título fica em aberto

Um portal de notícias feito para toda a bahia notícias, entrevistas,e muito mais! Compartilhe essa ideia

Posts Recentes

Roubo de gado na Bahia: Seis pessoas são presas e açougues são alvos de operação
By Vemvê Brasil
Fluminense vai atravessar negociação do Palmeiras por Arias com papel decisivo
By Vemvê Brasil

Buscar no site

Pesquisar algo...

Rua Washington Luis 32, sala 405 - Vitória da Conquista-BA

Contato: (77) 98821-7797

© 2025, Todos os direitos estão reservados ao portal
Vemvê Brasil

  • Tecnologia
  • Saúde
  • Econômia
  • Esporte

www.vemvebrasil.com