Empresa de Queijos em Itambé conquista 10 medalhas e está entre as melhores do Brasil
A Laticínios Búfalas Garota, de propriedade do produtor baiano Whallas Correia Santos e sua esposa Roberta Gusmão, teve um desempenho notável no Prêmio Queijo Brasil 2025, conquistando 10 medalhas. A empresa, sediada em Itambé (BA) — a cerca de 57 km de Vitória da Conquista —, foi a mais premiada da Bahia no evento realizado em julho em Blumenau (SC), o maior concurso de queijos artesanais do país.
Com uma tradição familiar de três gerações na produção de derivados de leite de búfala, a Laticínios Búfalas Garota recebeu na oitava edição do concurso quatro medalhas de bronze, quatro de prata e duas de ouro.
O sucesso atual começou em outubro de 2020, quando a família foi convidada pela Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB) para um curso de produção de queijos de búfala em Umburatiba (MG). A capacitação, oferecida pelo Sistema Faemg Senar, foi um momento crucial para o negócio.

Destaques Baianos na Premiação
A delegação da Bahia, apoiada pelo Sebrae, acumulou um total de 46 medalhas. A Cooperativa Capribéee, de Curaçá (BA), também se destacou, levando a medalha de melhor queijo artesanal do estado, além de outras quatro (duas de prata e duas de ouro).
Conforme a Agência Sebrae de Notícias (ASN), as premiações em queijos de leite de vaca, cabra e búfala demonstram a força da agroindústria artesanal baiana em diversas regiões e sistemas produtivos.
A participação de produtores de áreas que vão do Extremo-Sul ao Sertão mostra o avanço técnico das queijarias, muitas das quais já estão regularizadas e com seus produtos de excelência reconhecidos nacionalmente.

Os jurados do Prêmio Queijo Brasil avaliaram os queijos com base em critérios como aparência, sabor, textura e fidelidade ao estilo.
Após o reconhecimento de seus queijos de búfala, Whallas planeja expandir sua produção de excelência para Minas Gerais. “Minas Gerais nos recebeu com generosidade, e é lá, em Jordânia, que estamos agora implantando mais uma queijaria artesanal”, informou o produtor.
Sem comentários! Seja o primeiro.