Após as eleições de domingo na Bolívia, o senador de centro-direita Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente de direita Jorge “Tuto” Quiroga, ambos da oposição ao atual governo de esquerda, vão se enfrentar no segundo turno em outubro. Esta será a primeira vez que o país terá uma segunda rodada de votação, uma possibilidade que foi incluída na Constituição de 2009.
Conforme dados do Sistema de Resultados Eleitorais Preliminares (Sirepre) do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), com a apuração de 95,4% das urnas, Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), estava na frente com 32,14% dos votos, enquanto Jorge Quiroga, da aliança Livre, tinha 26,81%.
Outro candidato da oposição, o empresário Samuel Doria Medina, da aliança Unidade, ficou em terceiro lugar com 19,86%. O candidato de esquerda mais bem posicionado foi Andrónico Rodríguez, presidente do Senado pela aliança Popular, que obteve 8,22%. Já o candidato do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS), Eduardo del Castillo, teve apenas 3,16%.
Apesar de uma campanha do ex-presidente Evo Morales por votos nulos (já que ele foi impedido de concorrer a um quarto mandato), a apuração mostrou que, com 95% das seções contadas, 78,18% dos votos foram válidos, 2,45% foram brancos e 19,29% foram nulos.
Rodrigo Paz Pereira, de 57 anos, surpreendeu ao sair das últimas posições nas pesquisas e se tornar o principal candidato a disputar o segundo turno. Filho da espanhola Carmen Pereira e do ex-presidente boliviano Jaime Paz Zamora, ele nasceu em Santiago de Compostela em 1967 e morou em diferentes países durante a infância, devido à perseguição de seus pais por governos militares.
Quiroga, por sua vez, foi vice-presidente da Bolívia de 1997 a 2001, quando assumiu a presidência após a renúncia de Hugo Banzer por questões de saúde.
O resultado do pleito indica a provável saída da esquerda do poder, após vinte anos de governos de Evo Morales e um de Luis Arce. Arce optou por não concorrer à reeleição e passará a faixa presidencial ao vencedor do segundo turno em 8 de novembro.
Sem comentários! Seja o primeiro.