Inicialmente, a direita comemorou a conquista do controle da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, com o senador Carlos Viana (Podemos-MG) na presidência e o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como relator. No entanto, o cenário político mudou.
Em uma entrevista recente, o senador Carlos Viana revelou um acordo entre o relator, Alfredo Gaspar, e parlamentares da oposição para evitar a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula, para depor na CPMI. Segundo Viana, a comissão não fará convocações sem a devida comprovação de envolvimento.
“Enquanto não tivermos certeza de que houve participação, não faremos convocações. A CPMI quer ter os pés no chão e seguir as orientações técnicas. Não há previsão de que esse senhor [Frei Chico] ou outros ligados ao governo anterior sejam convidados sem as devidas provas”, disse o senador após a primeira sessão do colegiado.
Frei Chico é o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades sob investigação da Polícia Federal por suspeita de desvio de verbas de contas de aposentados.
O Sindnapi, sindicato liderado pelo irmão de Lula, tentou descontar de benefícios sociais
No início do terceiro mandato de Lula, o Sindnapi, liderado por Frei Chico, tentou alterar as regras para que fosse possível descontar uma mensalidade diretamente dos pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS, mesmo sem a autorização deles.
Segundo informações do site Metrópoles, um documento assinado em 30 de janeiro de 2023 pelo então presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini, listava várias solicitações ao ministro da Previdência da época, Carlos Lupi.
Entre os pedidos, estava a permissão para descontos mensais nos programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essa tentativa não foi bem-sucedida, pois a legislação proíbe descontos na folha de pagamento de beneficiários desses programas assistenciais.
Inocentini, o autor do documento, faleceu em 2023. Atualmente, a presidência do sindicato é ocupada por Milton Cavalo. Frei Chico, que integra a diretoria desde 2008, assumiu a vice-presidência no ano passado.
Sem comentários! Seja o primeiro.