As conversas entre representantes dos Estados Unidos e da China sobre o destino do TikTok resultaram em um acordo preliminar. As negociações, que ocorreram em duas etapas na cidade de Madri, na Espanha, definiram a venda da plataforma para um consórcio americano.
Para que o acordo seja finalizado, é necessária a aprovação dos presidentes Donald Trump e Xi Jinping, que têm um encontro marcado para a próxima sexta-feira, dia 19, para discutir o tema.
Detalhes do Acordo
Em uma publicação na rede social Truth Social, o presidente Donald Trump confirmou o progresso das negociações, afirmando que os encontros na Europa foram “muito positivos” e que o acordo alcançado garantirá a permanência da plataforma, o que, segundo ele, deixará os jovens americanos “muito felizes.”
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que esteve nas reuniões, confirmou que a intenção é transferir o controle da plataforma para um grupo dos EUA, mas não forneceu detalhes sobre a transação. A televisão estatal chinesa CCTV também confirmou os avanços, com o representante de comércio internacional Li Chenggang destacando que as delegações chegaram a um consenso sobre o modelo geral para o futuro da plataforma.
A transferência da plataforma para o grupo americano é uma exigência da Casa Branca, que impôs um prazo até 17 de setembro para que a operação seja concluída, sob pena de banir o aplicativo do território americano.
Essa medida tem como base uma lei aprovada em 2024 pelo Congresso dos EUA, que obriga a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, a desfazer seu vínculo com a operação da rede social nos Estados Unidos, uma decisão motivada por preocupações com espionagem e influência política por meio do algoritmo.
As conversas, que começaram no dia 14 de setembro, contaram com a participação de delegações lideradas por Scott Bessent e pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, e foram classificadas como produtivas por Bessent, que indicou a possibilidade de novas reuniões em até um mês em outro país. Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes técnicos, como se o algoritmo fará parte da transação.
Sem comentários! Seja o primeiro.