Tagliaferro faz novas acusações no Congresso
Reestruturação da notícia sobre o depoimento de Eduardo Tagliaferro
Nesta quarta-feira, 24, a Câmara dos Deputados retoma a discussão sobre supostas ilegalidades cometidas pelo ministro Alexandre de Moraes. O foco é o depoimento de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pela terceira vez em um curto período, está no Congresso Nacional para detalhar suas acusações.
A audiência de Tagliaferro foi solicitada pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e acontece na Subcomissão Especial Sobre o Combate à Censura, que faz parte da Comissão de Comunicação. Como ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, ele deve esclarecer as denúncias de que Moraes teria agido de forma ilegal enquanto ele trabalhava no órgão.
Conexto das denúncias e pedido de extradição
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou Tagliaferro de vazar conversas internas entre membros do gabinete de Moraes. Em agosto, o Ministério da Justiça encaminhou formalmente ao Itamaraty um pedido de extradição do ex-assessor para a Itália, processo que foi oficializado em 20 de agosto.
No início do mês, Tagliaferro já havia entregado ao Senado Federal documentos que indicam possíveis irregularidades no gabinete de Moraes. Ele afirmou ter criado mapas mentais e um relatório que foram usados em investigações da Polícia Federal. Em outra ocasião, durante uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ele declarou que Moraes pedia relatórios sobre o conteúdo postado pela deputada federal licenciada Carla Zambelli.
Vale ressaltar que Tagliaferro também foi testemunha na CCJ no processo que avalia a cassação do mandato de Zambelli.
Sem comentários! Seja o primeiro.