O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo federal na Casa, afirmou que o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é o nome que tem a maior proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os candidatos considerados para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF), que surgiu com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
“É evidente que Messias é a pessoa com quem ele [Lula] tem mais convivência e que já foi considerado anteriormente. É uma decisão íntima de Lula. Ele escuta muitas pessoas, mas não revela o curso de ação que está seguindo”, disse Wagner ao jornal O Globo. De acordo com o senador, o presidente também mantém um bom relacionamento com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e com o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Wagner mencionou que Lula deve anunciar o escolhido “somente depois de consultar o Senado” e que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), “deve procurá-lo”.
Análise da Derrota na MP do IOF
O senador também comentou o revés sofrido pelo governo na votação da Medida Provisória (MP) do IOF. “Estávamos acumulando uma série de vitórias, e o governo estava melhorando nas pesquisas. Como vínhamos ganhando tudo, foi como se a oposição tivesse dito: ‘Precisamos pôr um limite nisso aí’. Além disso, a Câmara não aprovou a decisão do Senado sobre a PEC da Blindagem. Houve um certo revanchismo. E há um forte componente eleitoral”, avaliou.
Segundo Wagner, o governo está agora estudando alternativas para recuperar as receitas, como decretos e medidas relativas ao mercado de apostas: “O Ministério da Fazenda dispõe de muitas ferramentas, e um decreto pode ajudar a regulamentar esse mercado. Eles vão apresentar um leque de opções para o presidente fazer sua escolha”.
Eleições de 2026
Questionado sobre a disputa eleitoral de 2026, o senador garantiu que Lula é “candidatíssimo” à reeleição e defendeu a manutenção da chapa atual com Geraldo Alckmin (PSB). “Não monto o time adversário, monto o meu […] Tenho absoluta certeza de que o presidente Lula é candidatíssimo em 2026 e, se depender da minha opinião, a chapa deve ser repetida, como ele fez em 2006 com José Alencar”, finalizou.
Sem comentários! Seja o primeiro.