Vídeo: Lula diz que Traficantes são vítimas dos usuários também
O chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um comentário a jornalistas na Indonésia, a respeito das medidas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra grupos de narcotraficantes na América Latina, afirmando que “os traficantes também são vítimas dos usuários”.
O político do PT argumentou que, ao abordar o combate às drogas, talvez fosse mais eficaz focar no combate aos dependentes químicos e viciados dentro do próprio país, já que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que também são vítimas dos usuários”.
Lula complementou, indicando a existência de uma relação de interdependência: “Você tem, então, uma troca: gente que comercializa porque há quem compre; há quem compre porque há quem comercialize. Por isso, é preciso ser mais cauteloso na luta contra os entorpecentes”.
Além disso, o presidente classificou o método atual de combate ao narcotráfico como uma “batalha do bem contra o mal” e salientou a importância de que haja um julgamento formal antes de qualquer ação repressiva.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos empreenderam diversas investidas letais contra embarcações de tráfico na costa caribenha. O presidente americano, Donald Trump, reiterou na véspera (dia 23) que está em conflito com os cartéis de drogas, comparando-os ao “Estado Islâmico do hemisfério ocidental”.
Sem comentários! Seja o primeiro.