A Bahia ocupa a primeira posição no ranking de devedores da região Nordeste, contabilizando aproximadamente 4,9 milhões de pessoas com restrições de crédito. Somente na capital, Salvador, o número de negativados atinge 1,2 milhão de indivíduos. Esse elevado patamar de endividamento decorre de uma conjugação de fatores, incluindo a perda de postos de trabalho e a elevação do custo de vida em contextos de inflação alta.
No entanto, para especialistas, a ausência de instrução sobre finanças pessoais é um dos principais catalisadores que dificultam aos baianos a regularização de suas obrigações financeiras.
Para facilitar o acerto de contas, a Serasa iniciará nesta segunda-feira, 3 de novembro, o Mutirão Limpa Nome, uma iniciativa que disponibilizará propostas com descontos que podem chegar a 99%.
Orientação Financeira e Canais de Negociação
A ação contará com a participação da orientadora financeira Amanda Castro nos dois primeiros dias, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos consumidores sobre o processo de renegociação. Ela estará presente na agência central dos Correios, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, oferecendo suporte e orientações sobre educação financeira para que os débitos pendentes sejam sanados.
Amanda Castro aponta que a falta de um controle orçamentário elementar é uma das maiores forças motrizes do endividamento. Ela detalha que o desconhecimento dos gastos rotineiros leva muitas pessoas a recorrerem a empréstimos e financiamentos de forma contínua, o que pode resultar na perda do domínio sobre as finanças e, consequentemente, no acúmulo de dívidas.
“Muitas vezes, as pessoas utilizam todas as modalidades de crédito disponíveis, como empréstimos e cartões de crédito, e passam a considerar isso como uma receita adicional, e não como um gasto“, explica. “Elas se dão conta de que estão endividadas, mas não sabem qual caminho seguir para reverter o quadro. É neste momento que a Serasa intervém, auxiliando a população a superar a situação de inadimplência“, complementa.
Apesar de ser possível renegociar as pendências ao longo de todo o ano, é durante o Feirão que as maiores reduções de valor são concedidas. “No Mutirão, os descontos atingem até 99%, enquanto no restante do ano eles ficam na faixa dos 90%. As pessoas podem aproveitar este período para negociar tanto pelo aplicativo quanto pessoalmente, em qualquer unidade dos Correios“, esclarece Amanda.
Todas as 7 mil agências dos Correios no Brasil estão preparadas para atender os interessados em quitar seus compromissos financeiros. Até o dia 30 de novembro, mais de 1.600 empresas parceiras estarão participando da campanha, oferecendo condições especiais de acordo. Para o atendimento presencial, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto.
Com seus quase 5 milhões de devedores, a Bahia lidera o Nordeste e está na quarta colocação entre os estados com mais pessoas em débito no país, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Salvador é a quinta capital mais endividada, sucedendo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Em nível nacional, os 79 milhões de brasileiros inadimplentes acumulam um montante de cerca de R$ 496 bilhões em dívidas, distribuídos em 313 milhões de compromissos ativos.
Sem comentários! Seja o primeiro.