As precipitações que têm assolado mais de 300 cidades baianas desde a última quinta-feira (20) geraram uma série de incidentes em diversas partes do estado.
Problemas em Feira de Santana
Em Feira de Santana, localizada a 130 km da capital, certas áreas ficaram desabastecidas de energia elétrica por um período superior a quatro horas devido a uma interrupção no sistema de transmissão. O restabelecimento completo do serviço ocorreu por volta das 20h.
Situação em Salvador
A capital, Salvador, registrou inundações em artérias de tráfego importantes, como as Avenidas Garibaldi, Paralela e Gal Costa. Houve também notificações de árvores que caíram e riscos de deslizamentos de terra.
De acordo com a Defesa Civil municipal, foram contabilizadas 22 comunicações relativas ao mau tempo. Os tipos de ocorrências e a distribuição por bairros/regiões foram os seguintes:
-
Ameaça de desabamento: Centro/Brotas, Itapuã/Ipitanga e Barra/Pituba (3)
-
Ameaça de queda de muro: Centro/Brotas (1)
-
Ameaça de deslizamento: Liberdade e Cabula/Tancredo Neves (2)
-
Árvore sob risco de queda: Subúrbio/Ilhas e Barra/Pituba (2)
-
Queda de árvore: Centro/Brotas e Subúrbio/Ilhas (4)
-
Muro desabado: Cabula/Tancredo Neves (2)
-
Desabamento parcial: Cabula/Tancredo Neves (2)
-
Deslizamento de terra: Centro/Brotas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga e Barra/Pituba (5)
-
Infiltração: Cabula/Tancredo Neves (1)
O total de 22 chamados se concentrou nas regiões de Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Barra/Pituba, Liberdade, Cabula/Tancredo Neves e Pau da Lima.
Alerta Meteorológico (Inmet)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de nível laranja (perigo) para chuvas fortes que afetam 344 municípios baianos nesta sexta-feira (21). A previsão aponta para um volume pluviométrico variando entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm no decorrer do dia, acompanhado de rajadas de vento que podem atingir de 60 a 100 km/h. Tais condições climáticas podem ocasionar alagamentos, queda de galhos, ocorrência de descargas atmosféricas e interrupções no fornecimento de eletricidade.
Recomendações de Segurança
As orientações de segurança incluem evitar buscar refúgio debaixo de árvores, não estacionar veículos próximo a estruturas como torres de transmissão ou painéis, desconectar equipamentos elétricos sempre que viável, e manter-se informado sobre os avisos atualizados. Em situações de urgência, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Sem comentários! Seja o primeiro.