Vitória da Conquista recebe repasse do 2º ciclo da Lei Aldir Blanc
O repasse, realizado pelo Governo Federal, marca o início do segundo ciclo da PNAB no município; recursos serão destinados a editais e reformas de espaços culturais.
VITÓRIA DA CONQUISTA – O cenário cultural de Vitória da Conquista ganhou um reforço financeiro significativo no encerramento de 2025. No dia 30 de dezembro, o Ministério da Cultura (MinC) efetuou o repasse de R$ 2.490.710,81 destinados ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O montante chega para consolidar as políticas públicas do setor e será gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O planejamento prevê que os valores sejam aplicados tanto na abertura de novos editais de fomento quanto na modernização e reforma de equipamentos culturais públicos da cidade.
Gestão eficiente garante novos recursos
A liberação da verba só foi possível porque o município cumpriu as metas estabelecidas pela Lei nº 14.399/2022. Para que estados e municípios acessem os ciclos subsequentes da PNAB — que prevê um investimento total de R$ 15 bilhões em cinco etapas —, é necessário comprovar a utilização de, no mínimo, 60% dos recursos do ciclo anterior.
Ao demonstrar transparência e execução eficaz da primeira etapa, Vitória da Conquista foi habilitada pelo MinC para dar continuidade aos projetos. Um dos destaques da aplicação desses recursos no município é a Carreta da Cultura, um palco itinerante que democratiza o acesso à arte, levando apresentações para bairros periféricos e distritos rurais.
Próximos passos e participação social
Com o recurso em conta, a administração municipal já trabalha no cronograma de ações. Segundo Adriano Gama, coordenador de Projetos Culturais da Secult, a equipe técnica está focada na elaboração dos documentos que irão contemplar os artistas locais.
“A Secult já começou a se preparar para os próximos passos, como a elaboração de editais que irão contemplar artistas e pontos culturais de toda a cidade e distritos”, afirmou Gama.
A primeira medida prática será a publicação do Edital de Credenciamento de Pareceristas. Esses profissionais serão os responsáveis por avaliar e selecionar as propostas culturais enviadas pela comunidade, garantindo isonomia e qualidade técnica na distribuição dos incentivos.
Sem comentários! Seja o primeiro.