Solberg é suspensa por comemorar prisão de Bolsonaro
A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg foi punida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com a suspensão de um torneio oficial. A sanção é decorrente das declarações da atleta celebrando a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma etapa do Circuito Mundial, em novembro do ano passado.
Com a decisão, Solberg está impedida de disputar a abertura do Circuito Mundial de 2026, agendada para ocorrer entre os dias 11 e 15 de março, na capital paraibana.
Conduta Antidesportiva
A entidade máxima do voleibol fundamentou a punição com base no Artigo 8.3 do seu Regulamento Disciplinar, classificando a manifestação da brasileira como “de natureza antidesportiva”. Em nota oficial, o Painel Disciplinar da FIVB reforçou que busca manter o foco estritamente esportivo em suas competições.
“A FIVB mantém o compromisso de garantir um ambiente justo, respeitoso e focado no esporte, onde os atletas possam competir da melhor forma possível”, declarou o organismo internacional.
O Caso
A polêmica teve início após a conquista da medalha de bronze em Adelaide, na Austrália. Ao lado de sua parceira Rebecca, Carol utilizou a entrevista oficial pós-jogo para externar seu posicionamento político. Na ocasião, a atleta afirmou:
-
“Ontem, no Brasil, colocaram na cadeia o pior presidente de todos os tempos.”
-
“É um dia maravilhoso para o mundo. Bolsonaro está preso e é tão importante que celebremos.”
Histórico de Repúdio
Não é a primeira vez que as declarações de Carol Solberg geram atrito com as organizações esportivas. Na época do ocorrido, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) já havia emitido uma nota de repúdio, criticando a falta de “atitude ética” e reforçando que eventos oficiais não devem ser palco para manifestações políticas ou discriminatórias.
Apesar das críticas da CBV e da suspensão imposta pela FIVB, a decisão internacional ainda cabe recurso. Até o momento, Carol Solberg não se pronunciou publicamente sobre o gancho que a retira da etapa de João Pessoa.
Sem comentários! Seja o primeiro.