Casa Branca diz que Governo Trump considera usar poder militar contra o Brasil em defesa da liberdade de expressão
Nesta terça feira dia 09 de setembro, a porta-voz da Casa Branca do governo Donald Trump, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos não hesitariam em usar seu “poder militar” para “assegurar a liberdade de expressão” no Brasil. A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre o julgamento do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a supervisão do ministro Alexandre de Moraes.
Durante uma entrevista coletiva, ao ser questionada se haveria novas sanções contra o Brasil devido à suposta perseguição a Bolsonaro, Leavitt reiterou que proteger a liberdade de expressão é uma das prioridades da administração Trump. Ela ressaltou que o presidente não tem medo de utilizar o poder econômico e militar do país para esse fim.
No mesmo dia, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Bolsonaro, juntamente com outros sete réus. Em seu discurso, Moraes utilizou uma retórica política forte e chegou a comparar o ex-presidente brasileiro a um ditador.
Sem comentários! Seja o primeiro.