Conclave elege Robert Prevost como novo papa
Nesta quinta-feira (8), a Igreja Católica anunciou seu novo líder espiritual após um conclave marcante. O sinal definitivo veio com a tradicional fumaça branca subindo da Capela Sistina, seguido pelo anúncio feito pelo protodiácono Dominique Mamberti. Do alto da varanda, diante da imponente obra de Michelangelo, ele revelou ao mundo que o cardeal Robert Prevost, agora intitulado Leão XIV, assumiria o pontificado.
O processo de eleição, iniciado na quarta-feira (7), demandou quatro votações até que um nome fosse definido. Dos 133 cardeais presentes, 89 votos foram necessários para confirmar a escolha.
Natural dos Estados Unidos, Prevost é o primeiro pontífice norte-americano na história, além de também possuir cidadania peruana. Ao aparecer perante os fiéis, demonstrava emoção visível, com os olhos úmidos, enquanto cumprimentava a multidão.
Sua eleição pegou muitos de surpresa, já que seu nome não estava entre os favoritos nas especulações prévias. Em seu primeiro pronunciamento, feito em italiano, o novo papa, conhecido por suas posições equilibradas, mencionou a mensagem de paz de Cristo e homenageou seu predecessor, Francisco, lembrando suas bênçãos a Roma.
Sem comentários! Seja o primeiro.