Conquista: Ação das Forças de Segurança Realiza Desocupação na Av.Filipinas
Na manhã desta sexta-feira (28), a Guarda Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com diversas secretarias municipais e com o apoio de outras forças de segurança, realizou uma operação preventiva na Avenida Filipinas, no bairro Felícia. O objetivo foi remover de forma pacífica os barracos instalados no canteiro central da avenida, que eram ocupados por pessoas em situação de rua e utilizados para práticas ilícitas, como tráfico de drogas.
A medida atende às constantes reclamações dos moradores e comerciantes da região, além de pacientes e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Entre os problemas apontados estavam furtos nos estabelecimentos comerciais, assaltos com facas, atos de importunação sexual, além de brigas frequentes entre os próprios ocupantes dos barracos, com muitos episódios de gritos e ameaças.

Antes da ação de hoje, a Guarda Municipal já havia realizado uma operação preventiva na área, com a abordagem e revista de oito pessoas, sendo cinco homens e três mulheres. Durante essa ação, foram apreendidos com um homem e uma mulher três porções de substância semelhante à maconha, 15 pedras aparentando ser crack, R$ 1.162 em dinheiro e quatro aparelhos celulares.
Além disso, as equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e de Saúde iniciaram o encaminhamento das pessoas em situação de rua para a rede de apoio social do município. O suporte inclui o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto, o Centro Pop Criança e Adolescente, abrigos temporários e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem assistência integral a quem necessita. O Serviço Especializado de Abordagem Social, com a atuação de educadores sociais, está disponível de segunda a sábado, prestando atendimento e encaminhamentos.

A operação também contou com a colaboração do Simtrans, que fez o bloqueio das vias, e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), responsável pela limpeza e remoção dos resíduos do local. Os pertences pessoais dos moradores que foram retirados das construções improvisadas serão guardados no Deserg, para que possam ser resgatados posteriormente.
Essa ação visa proporcionar mais segurança e qualidade de vida à população da região, contribuindo para a organização e limpeza urbana.
Fonte: Secom, 28 de fevereiro
Sem comentários! Seja o primeiro.