Pela segunda vez, o município baiano de Vitória da Conquista, localizado no sudoeste do estado, anotou a mais baixa marca térmica de toda a região Nordeste. Conhecida popularmente como “Suíça baiana”, a cidade viu seus termômetros chegarem a 12,7 °C, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A relação das cidades brasileiras com as temperaturas máximas e mínimas é divulgada diariamente pelo órgão. Na terça-feira (21), o ranking foi dominado por três municípios baianos, que ocuparam as primeiras colocações. Formaram o grupo das localidades mais frias, além de Vitória da Conquista, as cidades de Lençóis (13,3 ºC) e Morro do Chapéu (15,2 ºC).
Esse clima gelado não é uma novidade para a população de Vitória da Conquista. No dia 24 de julho do ano anterior, a cidade havia registrado 6,5 °C, a terceira marca mais baixa desde o início da coleta de dados em 1976, realizada pela estação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Essas condições de frio intenso estão associadas a uma massa de ar frio que afeta também a capital baiana. Salvador foi colocada em estado de alerta máximo por causa da quantidade de chuva das últimas 72 horas, que já supera 150 mm. O volume esperado para todo o mês de outubro é de 91 mm. O alerta foi divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) no começo da tarde de quarta-feira (22), e sirenes de aviso foram ativadas em diversas comunidades da capital.
Sem comentários! Seja o primeiro.