O ministro Alexandre de Moraes havia afirmado pela manhã que a “soberania jamais será negociada”, referindo-se aos ataques dos EUA contra o Brasil.
O ex-conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, enviou uma mensagem ao ministro Alexandre de Moraes, declarando que o governo dos Estados Unidos não “negocia com terroristas”. A declaração de Miller foi feita em uma publicação na rede social X, na terça-feira (2/9), e foi uma resposta à fala anterior de Moraes. Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) havia afirmado que a “soberania jamais será negociada” durante o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus.
“Anotado”, respondeu Jason Miller na rede social, acrescentando que “seria sensato para o Supremo Tribunal Federal e Alexandre saber que os Estados Unidos não negociam com terroristas”. Desde o começo de julho, Alexandre de Moraes e o Brasil vêm sendo atacados pelo governo dos EUA sob a liderança de Donald Trump.
Além de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o governo dos EUA também sancionou Moraes, utilizando a Lei Magnitsky, que é aplicada em casos de violação dos direitos humanos. Outras autoridades brasileiras também foram visadas, em menor grau. Até o momento, sete ministros do STF, o procurador-geral da República e o ministro da Justiça tiveram seus vistos norte-americanos revogados.
De acordo com o governo Trump, essas medidas são uma retaliação pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é acusado de planejar um golpe de Estado em 2022. Bolsonaro, que foi presidente do Brasil de 2019 a 2023, é considerado o líder da organização criminosa que supostamente orquestrou o plano golpista.
Sem comentários! Seja o primeiro.