O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes notificou a liderança nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sobre sua intenção de se desligar da sigla. Ciro considera a possibilidade de ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ou no União Brasil, com o objetivo de compor uma chapa de oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2026.
De acordo com as informações, o ex-ministro entregou, na manhã desta sexta-feira (17), uma comunicação formal ao presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciando que deixará o partido.
Apesar da comunicação, membros da direção nacional do PDT afirmam que o pedido de desfiliação de Ciro ainda não foi formalizado. A percepção nos bastidores, contudo, é que seu afastamento da legenda é iminente. Lupi foi procurado para comentar, mas não foi encontrado.
Ciro era membro do PDT desde 2015 e representou a agremiação nas disputas presidenciais de 2018 e 2022. Em 2018, ele obteve o melhor resultado para o PDT desde Leonel Brizola, em 1989, e contribuiu para que o partido elegesse 28 deputados federais, formando a maior bancada da legenda desde a época de Brizola. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
Sem comentários! Seja o primeiro.