Eduardo Bolsonaro estima “cerca de 1 milhão” em ato pró-anistia
O político afastado Eduardo Bolsonaro, filiado ao PL de São Paulo, afirmou que aproximadamente “um milhão de cidadãos” participaram do protesto em defesa da anistia realizado no domingo (6 de abril de 2025) na Avenida Paulista. Segundo ele, se veículos de comunicação independentes dos Estados Unidos mencionaram a presença de 700 mil indivíduos, seria razoável elevar esse número para um milhão de participantes.
A Universidade de São Paulo (USP), por sua vez, apresentou um cálculo ainda menor, indicando que cerca de 45 mil pessoas compareceram ao local.
O parlamentar Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, fez comentários irônicos sobre a estimativa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que apontou 55 mil manifestantes. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele brincou: “Segundo o DataFolha, eram umas 12 pessoas”, acompanhando a mensagem com vídeos que mostravam uma multidão na avenida. Ferreira ainda criticou o político opositor Guilherme Boulos, do Psol-SP, lembrando que, na semana anterior, um protesto organizado por ele no mesmo local contra a anistia aos envolvidos nos episódios de 8 de Janeiro reuniu apenas 5,5 mil pessoas.
Já o deputado Filipe Barros, do PL do Paraná, declarou que a mobilização pró-anistia refletia o descontentamento popular em relação às condenações relacionadas aos eventos de 8 de Janeiro.
Sem comentários! Seja o primeiro.