• Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política

Digite e pressione enter para pesquisar

Seu portal de Notícias

  • Home
  • Quem Somos
  • Curtinhas
  • Colunas
  • Política
Fale Conosco
Gerais

EUA apresentam o 1º caso humano de parasita comedor de tecidos vivos

Vemvê Brasil
agosto 25, 2025
0 Comments

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA relatou o primeiro caso de infecção humana no país pelo parasita conhecido como “New World screwworm” (Cochliomyia hominivorax). As larvas dessa mosca se alimentam de tecidos vivos de animais de sangue quente.

O diagnóstico foi confirmado em 4 de agosto, após uma investigação conduzida pelo Departamento de Saúde de Maryland e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O paciente havia viajado recentemente para El Salvador, conforme divulgado pelo porta-voz do Departamento de Saúde dos EUA, Andrew G. Nixon, à agência Reuters. Inicialmente, havia a informação de que a pessoa teria vindo da Guatemala. Nixon afirmou que “o risco para a saúde pública nos Estados Unidos é muito baixo”, mas não comentou a contradição sobre o país de origem da infecção.

Até o momento, as autoridades americanas não identificaram nenhum caso em animais nos EUA em 2025. A propagação do parasita em direção ao território americano tem gerado preocupação entre as autoridades e o setor pecuário. O parasita tem se espalhado pelo México desde 2023, vindo de países da América Central. Como medida preventiva, os EUA suspenderam a importação de gado por portos de entrada no sul do país desde novembro do ano anterior.

A comunicação sobre o caso humano foi direcionada apenas a um grupo restrito de profissionais e autoridades do setor agropecuário, o que gerou críticas sobre a falta de transparência. Beth Thompson, veterinária estadual de Dakota do Sul, expressou sua insatisfação com a comunicação do CDC, dizendo à Reuters que “descobrimos [o caso de Maryland] por outras vias e depois tivemos que ir ao CDC para que nos dissessem o que estava acontecendo”. Ela acrescentou que “eles não foram transparentes e delegaram ao Estado a responsabilidade de confirmar qualquer coisa que tivesse acontecido ou o que havia sido encontrado neste viajante”.

Representantes da indústria de carne bovina, que já lida com preços recordes devido ao menor rebanho em 70 anos, estão apreensivos com a possibilidade de casos em rebanhos. O “New World screwworm” é uma mosca parasita. As fêmeas colocam seus ovos em feridas de animais de sangue quente e, após a eclosão, centenas de larvas usam suas mandíbulas para perfurar a carne. Se não for tratada, a infestação pode ser fatal. Embora raramente afete humanos, a mosca pode ser letal para pessoas e animais sem o tratamento adequado.

Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), um surto no Texas — o principal estado produtor de gado do país — poderia custar cerca de US$ 1,8 bilhão, incluindo perdas de animais, custos de mão de obra e despesas com tratamento veterinário.

Compartilhar artigo

Siga-me Postado por

Vemvê Brasil

Outros artigos

Anterior

Estudo aponta que Bolsa Família reduz participação no mercado de trabalho entre jovens

Próxima

Retirada de arroz da marca Iceland na Espanha por risco de alergia

Sem comentários! Seja o primeiro.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia Dos Namorados Love GIF by Vivo br
Flamengo e West Ham chegam a acordo por Paquetá e conclusão fica por detalhes
Real Madrid quer vender Vinicius Júnior em 2026
Abel Ferreira deve assinar renovação até 2027 com o Palmeiras
Pedro e Arrascaeta comandam vitória sobre o palmeiras e título fica em aberto

Um portal de notícias feito para toda a bahia notícias, entrevistas,e muito mais! Compartilhe essa ideia

Posts Recentes

Com total apoio de Sheila Lemos, Wagner Alves surge como peça-chave no tabuleiro político de Conquista
By Vemvê Brasil
Roubo de gado na Bahia: Seis pessoas são presas e açougues são alvos de operação
By Vemvê Brasil

Buscar no site

Pesquisar algo...

Rua Washington Luis 32, sala 405 - Vitória da Conquista-BA

Contato: (77) 98821-7797

© 2025, Todos os direitos estão reservados ao portal
Vemvê Brasil

  • Tecnologia
  • Saúde
  • Econômia
  • Esporte

www.vemvebrasil.com