No sábado, 20 de setembro, uma operação conjunta entre a Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab) e a Vigilância Sanitária de Ibicaraí, no sul da Bahia, resultou na apreensão de 100 quilos de carne bovina contaminada com tuberculose. A descoberta ocorreu após uma denúncia, em uma área pública da cidade, destinada aos açougueiros. O proprietário da mercadoria não foi localizado, e a Adab emitiu documentos para a destruição do material apreendido.
A tuberculose bovina é uma zoonose perigosa, ou seja, pode ser transmitida aos humanos. O contágio pode ocorrer por meio da inalação de partículas expelidas por animais doentes (como tosse e espirros), pelo consumo de laticínios crus de vacas infectadas ou pelo contato direto com animais ou seus produtos.
De acordo com a médica veterinária Lorena Silva, da Adab, a carne apreendida, apesar de não estar à venda no momento, seria comercializada no dia seguinte, quando acontece a feira da cidade, conforme ela relatou ao g1.

Mais de 300 quilos de carne imprópria apreendidos em Salvador
Em uma ação distinta, realizada no dia 10 de setembro em Salvador, um caminhão transportando 330 quilos de carne imprópria para o consumo humano foi interceptado no bairro Jardim das Margaridas. A 6ª Delegacia Territorial de Brotas (DT/Brotas) conduziu a operação e identificou os veículos, que não possuíam as condições sanitárias ou refrigeração adequadas para o transporte de alimentos.
Dois homens, de 22 e 24 anos, encarregados do transporte, foram detidos. A carne, que estava sem o Selo de Inspeção Federal (SIF) e sem nota fiscal, apresentava sinais de má conservação e presença de insetos.
Na delegacia, os suspeitos confessaram o transporte ilegal da mercadoria. A Adab confirmou, após uma perícia preliminar, que o produto não era seguro para o consumo. Todo o material apreendido foi encaminhado para a agência para as medidas legais. Além disso, uma perícia foi solicitada para os veículos envolvidos, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
Com informações do G1
Sem comentários! Seja o primeiro.