Washington, 7 de maio (Agência X) – O governo federal confirmou nesta segunda-feira que as inundações que assolaram o Texas nos últimos dias resultaram em pelo menos 91 vítimas fatais, entre elas 28 crianças no Condado de Kerr. O balanço, divulgado pela Casa Branca, ainda pode subir, conforme as equipes de resgate avançam nas operações de busca em meio aos estragos.
Com rios voltando a subir em áreas já devastadas e novas precipitações previstas, o governador Greg Abbott alertou para o risco de novas enchentes nos próximos dias. “A ameaça persiste, especialmente com a previsão de mais tempestades intensas”, afirmou.
A Guarda Aérea Nacional do Texas mobilizou drones de vigilância militar para auxiliar nas buscas terrestres e aéreas, enquanto equipes de emergência trabalham para localizar desaparecidos e avaliar os danos.
Falhas no sistema de alerta
Documentos obtidos pela reportagem revelam que o Condado de Kerr havia estudado a instalação de sirenes de alarme para enchentes, mas o projeto nunca saiu do papel. Além disso, questiona-se a eficácia dos alertas emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), já que, apesar dos avisos prévios, há relatos de dificuldades na comunicação com a população afetada durante o desastre.
Enquanto as autoridades avaliam as ações de resposta, sobreviventes enfrentam o desafio de reconstruir suas vidas em meio a um dos piores desastres naturais recentes no estado.
Sem comentários! Seja o primeiro.