Moraes manda colocar tornozeleira eletrônica no senador Marcos do Val
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) passará a usar tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4). A decisão ocorreu após o parlamentar viajar aos Estados Unidos utilizando passaporte diplomático, violando ordem judicial que determinava o cancelamento e recolhimento de seus documentos de viagem.
Ao desembarcar no Aeroporto de Brasília nas primeiras horas desta segunda, o senador foi interceptado por agentes da Polícia Federal (PF), que executaram a medida determinada pelo STF. Segundo informações da TV Globo, ele foi conduzido ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, onde o dispositivo foi instalado. O parlamentar estava acompanhado de seu advogado, Iggor Dantas.
A investigação contra Marcos do Val teve início em agosto de 2024, quando o STF determinou o bloqueio de suas redes sociais e a apreensão de seus passaportes. O senador é acusado de promover campanhas contra agentes da PF envolvidos nas investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. A viagem aos EUA, realizada em desacordo com as restrições judiciais, motivou a imposição da tornozeleira como medida cautelar.
Sem comentários! Seja o primeiro.