Peru se junta a Equador, Paraguai e Argentina e classifica cartel ligado a Maduro como grupo terrorista
Com 73 votos a favor, 27 contra e cinco abstenções, o Congresso do Peru aprovou uma medida para classificar o Cartel de Los Soles da Venezuela como uma organização terrorista. A decisão foi tomada na quarta-feira, dia 3.
A moção foi enviada para a presidente Dina Boluarte, com o objetivo de que ela implemente as ações cabíveis nas áreas de política externa, segurança e defesa nacional. A meta é que o Peru se junte a outros países no combate a esse grupo criminoso, conforme divulgado pelo poder legislativo peruano.
Um dos proponentes da medida, o deputado Jorge Montoya Manrique, afirmou que é fundamental que o país adote uma posição clara para se proteger e defender sua população. Montoya também mencionou Cuba como uma ameaça de narcoterrorismo na região, assim como a Venezuela.
A iniciativa do Peru segue a de outros países sul-americanos. Na semana anterior, a Argentina também declarou o Cartel de Los Soles como uma entidade terrorista, repetindo as ações do Equador e do Paraguai, que haviam feito o mesmo dias antes.
Os Estados Unidos, que já classificaram o cartel como uma organização terrorista global, acusam o ditador venezuelano Nicolás Maduro de comandar o grupo.
Sem comentários! Seja o primeiro.