PF cumpre mandado na Câmara contra deputado federal do PSB
Operação mira esquema de desvio de recursos e suspeita de favorecimento em licitações; deputado federal está entre os investigados
A Polícia Federal (PF) executou, nesta terça-feira (8), 15 mandados de busca e apreensão em Brasília e em cidades do Ceará como parte de uma investigação sobre um suposto esquema de desvio de dinheiro público. Entre os locais alvos está o gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados.
A operação, autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também determinou a quebra de sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de até R$ 54,6 milhões em contas bancárias dos investigados. Além da capital federal, as diligências ocorreram em Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso teria articulado a liberação de repasses federais para municípios cearenses, desviando parte dos recursos para pagamentos ilícitos. Há ainda indícios de manipulação em processos licitatórios por meio de empresas ligadas aos suspeitos.
Os crimes sob análise incluem organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica com fins eleitorais e captação ilícita de sufrágio. O parlamentar envolvido não se pronunciou sobre as buscas até a publicação desta reportagem.
Sem comentários! Seja o primeiro.