PF intercepta embarcações que transportavam cocaína para Europa
A Polícia Federal (PF) iniciou uma ação coordenada nesta quinta-feira, dia 6, visando desmantelar um grupo criminoso dedicado ao tráfico de entorpecentes por rotas marítimas.
No âmbito dessa ofensiva, estão sendo executados três ordens de prisão preventiva e 28 ordens de busca e apreensão em diferentes localidades, abrangendo os estados da Bahia, São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro.
Conforme informações da PF, os indivíduos visados pelas operações, denominadas Mar Branco e Maiaù, são responsáveis pela organização logística e pelo suporte financeiro para o envio de grandes volumes de cocaína com destino ao continente europeu.
As autoridades estão cumprindo os 28 mandados de busca e apreensão e os três mandados de prisão preventiva nos territórios da Bahia e São Paulo, além de efetuar a apreensão judicial de duas embarcações que eram utilizadas no esquema de tráfico internacional.
Na Bahia, as medidas judiciais estão sendo realizadas nas cidades de Salvador, Simões Filho e Camaçari. Em São Paulo, as ações abrangem a capital paulista, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba. Estão sendo conduzidas também outras diligências com o objetivo de localizar bens e documentos que possam atestar a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.
O Início das Apurações
As investigações começaram em abril de 2024 e resultaram na interceptação de cerca de duas toneladas de cocaína que estavam escondidas em um barco de pesca ancorado na região do subúrbio de Salvador. O inquérito policial revelou a existência de uma estrutura criminosa com atuação em escala internacional e uma nítida repartição de funções, que incluía desde a compra e modificação dos navios até a ocultação e remessa das substâncias ilícitas para o exterior.
Esta operação é o resultado de um trabalho de investigação que contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia (através do BOPE e da CIPE Polo) e da Superintendência de Telecomunicações (STelecom) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Sem comentários! Seja o primeiro.