PMVC: Obras das unidades de saúde do Vila Elisa e Jardim Valéria III estão em curso
Para aprimorar os serviços de atenção primária em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou em agosto a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As novas unidades atenderão as comunidades de Vila Elisa e do Jardim Valéria III.
Essas UBS serão de Porte I, ou seja, cada uma terá capacidade para acomodar uma equipe de saúde da família, incluindo médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo e agentes comunitários de saúde. Além disso, cada unidade contará com uma equipe de saúde bucal, composta por um cirurgião dentista e um auxiliar. O custo de cada obra é de um milhão de reais, e o financiamento é proveniente do Governo Federal através do Novo PAC.
Cada unidade contará com uma estrutura completa para o atendimento, que inclui três consultórios médicos, um consultório odontológico, cinco banheiros, salas de recepção, procedimentos e coleta, vacinação, curativos e inalação. O espaço também terá uma sala para atividades coletivas, além de ambientes para gerência, estocagem de medicamentos, almoxarifado, expurgo, esterilização e depósitos de resíduos e material de limpeza.
A secretária de Saúde, Fernanda Maron, destacou que as novas UBS oferecerão um atendimento de maior qualidade para a população, pois atualmente as equipes de Vila Elisa e Jardim Valéria III trabalham em locais temporários. A equipe do Jardim Valéria III atende em um imóvel alugado, enquanto a de Vila Elisa ocupa um espaço cedido pela Associação de Moradores. Segundo Fernanda, “a população ganha e as equipes de saúde também, pois terão condições de trabalho melhores em um ambiente projetado para o atendimento.”
Taíse Alcantara, diretora de Atenção Básica, explicou que a UBS de Vila Elisa permitirá a implantação de uma equipe de saúde da família e uma equipe de saúde bucal completas. Atualmente, a comunidade é atendida apenas por uma equipe de Atenção Primária, sem o serviço odontológico. Com a conclusão da obra, esse atendimento será ampliado.
A previsão é que as construções sejam finalizadas em oito meses, com a entrega das unidades prevista para junho de 2026.
Sem comentários! Seja o primeiro.