O setor de manejo de resíduos no país pode gerar aproximadamente 197 mil a 244 mil novas vagas de trabalho, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com o Instituto Atmos. A pesquisa ressalta, porém, que são necessários aportes financeiros para alavancar essa área.
Entre as ações sugeridas estão a melhoria da infraestrutura, a adoção de soluções tecnológicas e a promoção de uma conscientização mais ampla sobre a importância da separação e da reutilização adequada de materiais.
Outro desafio destacado é a falta de benefícios fiscais para produtos reciclados, o que acaba tornando a matéria-prima virgem mais vantajosa economicamente em comparação com a reaproveitada.
Anualmente, o Brasil produz cerca de 81 milhões de toneladas de lixo urbano, sendo que 33,6% desse total poderiam ser reciclados. Contudo, só uma pequena parcela, entre 2,4% e 8,3%, passa efetivamente por esse processo. Esse cenário representa um prejuízo estimado em R$ 14 bilhões por ano para a economia nacional.
Sem comentários! Seja o primeiro.