Reino Unido fechou mais de 3,5 mil igrejas em 10 anos
Nos últimos dez anos, mais de 3.500 templos religiosos encerraram suas atividades no Reino Unido, de acordo com dados da National Churches Trust. A diminuição de frequentadores e os elevados gastos necessários para conservar esses edifícios estão entre as causas principais. Estima-se que entre 3 mil e 5 mil igrejas paroquiais já não funcionam regularmente ou permanecem fechadas, muitas sem um padre fixo.
Enquanto algumas construções estão em estado de abandono, outras foram adaptadas para novos fins, como estabelecimentos gastronômicos, centros esportivos, espaços de entretenimento e até locais de culto islâmico. A Igreja da Inglaterra calcula que, anualmente, aproximadamente 20 edifícios religiosos deixam de ser utilizados para fins litúrgicos e mantém um registro atualizado desses imóveis, que podem ser alugados ou comprados.
Um caso emblemático é o da “St Thomas’ United Reformed Church”, localizada em Watford, Hertfordshire, que foi desativada em 2015 devido a problemas na estrutura. No final do ano passado, o local foi adquirido por um grupo muçulmano para atender a uma comunidade de cerca de 15 mil fiéis.
Mudanças no cenário religioso britânico
Em Stoke-on-Trent, a Igreja da Inglaterra impediu, em 2023, a transformação de uma antiga igreja em mesquita. A decisão foi baseada em uma regra legal que restringe o uso do espaço para práticas não cristãs, estabelecida desde a venda do imóvel pela diocese de Lichfield em 2009.
A frequência nos cultos dominicais diminuiu significativamente após a pandemia, período em que muitas congregações adotaram transmissões online. Em uma década, o número de participantes presenciais caiu de 788 mil, em 2013, para 557 mil.

O último censo nacional, realizado em 2021, revelou que apenas 46% dos britânicos se identificam como cristãos – uma queda em relação aos 59% registrados em 2011. Paralelamente, o grupo de pessoas sem religião aumentou para 22,2 milhões (37,2%), enquanto a população muçulmana cresceu de 2,7 milhões para 3,9 milhões no mesmo intervalo.
Além de mesquitas, antigos templos cristãos foram convertidos em estabelecimentos comerciais e de entretenimento. Em Bournemouth, a ex-“St Andrew’s Church” funcionou como a boate Halo até seu encerramento no ano passado. Já em Folkestone, um pub da rede JD Wetherspoon ocupa o espaço de uma antiga igreja desde 1998.
Na capital londrina, uma capela que integrava o hospital psiquiátrico Clayburn Asylum foi transformada em uma piscina de 24 metros por uma rede de academias. O projeto manteve elementos originais, como vitrais e arcos góticos, incorporando-os à decoração moderna do local.
Sem comentários! Seja o primeiro.