O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, foi escolhido por sorteio para relatar um requerimento de liminar. Esse pedido busca suspender o processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado. O julgamento, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados, está agendado para começar nesta terça-feira (2), às 9h.
O habeas corpus foi protocolado na última quarta-feira (27) pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, que integra o grupo 3 da suposta conspiração golpista. O sorteio que definiu André Mendonça como relator ocorreu na quinta-feira seguinte (28). Até o momento, o ministro não fez nenhum despacho sobre o caso.
A defesa de Hélio Ferreira Lima solicita a suspensão do processo e a revogação da prisão preventiva do tenente-coronel, que está detido desde novembro de 2024.
O tenente-coronel, que faz parte das Forças Especiais do Exército, conhecidas como Kids Pretos, é acusado de participar de um plano para manter Jair Bolsonaro no poder.
O documento também pede a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A defesa argumenta que as declarações de Cid são inválidas devido a “contradições e mentiras evidentes”.
Sem comentários! Seja o primeiro.