Trump encomendou pesquisa interna no Brasil e resultado mostrou vitória de Bolsonaro sobre Lula
Donald Trump encomendou um estudo confidencial para avaliar o cenário político brasileiro. O trabalho, conduzido por um analista da confiança do presidente dos EUA, que participou de sua última campanha, já está sendo analisado por assessores do governo estadunidense. O documento traz dados sobre como a população do Brasil enxerga figuras como Lula, Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, o bilionário Elon Musk e o deputado Eduardo Bolsonaro.
Conhecido por basear suas decisões em dados, Trump recebeu um relatório que indica uma possível vantagem de Bolsonaro sobre Lula em uma eventual eleição, com 43% contra 40%. Além disso, o estudo sugere que Eduardo Bolsonaro, visto como herdeiro político do pai, teria leve vantagem sobre o ex-presidente, com 41% contra 40%, indicando uma possível migração de eleitores. Ambos os cenários, no entanto, estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
O levantamento também revelou que 29% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro cometeu infrações legais, enquanto 31% discordam dessa visão. Outros 22% não souberam afirmar se houve violação da lei, mas consideram que uma prisão seria desproporcional. Os demais entrevistados não se posicionaram.
O relatório destacou ainda a rejeição significativa ao ministro Alexandre de Moraes, com 47% de avaliação negativa, enquanto Elon Musk teve 38% de reprovação. Além disso, 74% dos participantes disseram acreditar que o Brasil está seguindo um caminho equivocado.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas entre 18 e 25 de fevereiro, mas não há detalhes sobre a abrangência geográfica do estudo.
Sem comentários! Seja o primeiro.