Vitória da Conquista avança no ranking nacional nos quesitos saúde e segurança
O município de Vitória da Conquista manteve sua liderança no interior da Bahia no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em 27 de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre as 418 cidades com mais de 80 mil habitantes avaliadas, a cidade subiu seis posições, passando do 233º lugar em 2024 para o 227º neste ano. No estado, fica atrás apenas de Salvador, e ocupa a 15ª colocação na região Nordeste.
Detalhes do Ranking
O estudo é estruturado em três eixos principais — Instituições, Sociedade e Economia —, que se desdobram em 13 pilares temáticos e 65 indicadores.
- A dimensão Instituições inclui pilares como Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública.
- A dimensão Sociedade abrange Acesso e Qualidade da Saúde, Acesso e Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente.
- A dimensão Economia analisa Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Desempenho de Vitória da Conquista
A pontuação geral de Vitória da Conquista foi de 48,69, enquanto Salvador obteve 52,05.
Na categoria Instituições, a cidade caiu uma posição, ficando em 3º lugar no estado, atrás de Salvador e Alagoinhas. Houve um avanço notável na Sustentabilidade Fiscal (passando do 9º para o 6º lugar), mas uma queda no pilar Funcionamento da Máquina Pública (de 1º para 3º lugar).
O município se destacou na dimensão Sociedade, alcançando o 1º lugar entre as cidades baianas. As melhorias mais significativas foram em Qualidade da Saúde (do 4º para o 1º lugar) e Acesso à Educação (do 11º para o 7º lugar). No entanto, houve retrocessos em Acesso à Saúde (18º lugar), Qualidade da Educação (caiu do 1º para o 2º lugar) e Segurança (do 3º para o 2º lugar). Os pilares Saneamento e Meio Ambiente mantiveram a mesma posição, 2º e 7º, respectivamente.
Na área de Economia, Vitória da Conquista figura na 17ª posição, à frente de Porto Seguro, Serrinha, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Eunápolis. A cidade manteve sua posição em Inovação e Dinamismo Econômico (10º) e Capital Humano (19º), mas recuou em Telecomunicações (do 14º para o 17º) e Inserção Econômica (do 13º para o 16º).

Principais Destaques e Quedas
Duas áreas que apresentaram grande melhora foram Qualidade da Saúde, que subiu para o 1º lugar no estado, e Segurança, que passou para a 2ª posição. Por outro lado, o pior resultado foi em Acesso à Saúde, que caiu quatro posições para o 18º lugar. A cidade melhorou na Cobertura Vacinal (5º lugar), mas teve um desempenho ruim na Cobertura da Atenção Primária, ocupando a última posição entre os municípios baianos.
No grupo G100 — que reúne cidades com alta vulnerabilidade socioeconômica —, Vitória da Conquista se posicionou como a 10ª mais competitiva.
Sem comentários! Seja o primeiro.