STF reuni influenciadores na esperança de melhorar a imagem da corte
Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) está promovendo um evento com 26 criadores de conteúdo digitais. A iniciativa, batizada de “Leis e likes: O papel do Judiciário e a influência digital”, tem como objetivo mostrar uma “imagem positiva” da Corte. Os participantes terão a oportunidade de fazer visitas guiadas, assistir a uma sessão plenária e conversar com os ministros.
Apesar de o evento ter sido planejado antes das medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ele acontece em meio a uma tensão diplomática com os Estados Unidos e a uma ofensiva do presidente norte-americano Donald Trump.
Ontem (12), o governo Trump divulgou um relatório sobre direitos humanos no mundo. O capítulo sobre o Brasil reitera críticas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes, afirmando que “os tribunais tomaram medidas amplas e desproporcionais para minar a liberdade de expressão”. O documento americano aponta ainda que o governo “minou o debate democrático ao restringir o acesso a conteúdo online considerado ‘prejudicial à democracia’, suprimindo desproporcionalmente o discurso de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como de jornalistas e políticos eleitos, com frequência em procedimentos secretos sem garantias do devido processo legal”.
Os influenciadores foram convidados a produzir conteúdo sobre a experiência em tempo real nas redes sociais, mas não receberão nenhum pagamento. Entre os tópicos que serão abordados durante o encontro estão polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e o combate às notícias falsas.
A programação inclui encontros com o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso; o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito sobre a tentativa de golpe; e a ministra Cármen Lúcia, que preside o Tribunal Superior Eleitoral.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou a importância da iniciativa, afirmando que “cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais”.
Entre os participantes estão nomes conhecidos como Antonio Tabet, do “Porta dos Fundos”; a podcaster Déia Freitas, do “Não Inviabilize”; o médico e ex-BBB Fred Nicácio; a criadora de conteúdo de finanças Nathalia Oliveira, do “Nath Finanças”; e o humorista Mizael Silva, que ficou famoso por interpretar “o advogado de Alexandre de Moraes”.
Sem comentários! Seja o primeiro.